top of page

A Cinco Passos de Você

Atualizado: 13 de fev. de 2022

Simplesmente encantador. Indescritível. ✩✩✩✩✩


Sinopse:

Stella (Haley Lu Richardson) é uma menina de 16 anos diferente dos adolescentes comuns, pois possui fibrose cística e está na fila para receber um transplante de pulmão. Devido a sua condição, segue o tratamento à risca para tentar prolongar seus poucos anos. No hospital, ela conhece Will (Cole Sprouse), que sofre da mesma doença e só́ quer curtir o tempo que lhe resta, recusando-se a realizar o tratamento. Após um tempo de aproximação, a química se torna inegável, mas existe um problema: os portadores de fibrose cística precisam ficar a 6 passos de distância um do outro. Quebrar as regras pode custar a Stella o seu transplante.


Crítica:

A temática principal de dois adolescentes doentes vivendo um amor impossível nos lembra "A Culpa é das Estrelas", mas, para mim, são bem diferentes. Se você não assistiu pois achou que a história vai se repetir, saiba que não, não se repetem. A premissa de "A 5 Passos de Você" é de um amor realmente impossível, pois o toque se torna mortal. O que esperar de dois adolescentes apaixonados que não podem nem sequer dar um abraço no outro? Vão se render ao amor e condenar suas vidas ou se afastar e prolongar o pouco tempo que lhes resta?


Achei ótimo que a fibrose em si não é o foco, mas sim a relação entre os protagonistas, deixando o filme mais leve, mesmo nos explicando muito bem o que é a doença. O final nos deixa com lágrimas nos olhos, é impossível não se emocionar. Além disso, oferece com uma lição de moral sensacional, evidenciando que as melhores coisas da vida são as mais simples. Só percebemos o quão importante é o toque humano quando vemos o que eles passam sem poder ter. Você se imagina numa vida em que não pode sequer encostar uma pessoa que você ama? Pois é.


O romance é lindo. Ver os protagonistas se conhecendo e tentando apenas viver uma vida normal, como namorados normais, me fez ser mais grata às pequenas coisas. Eu amei que eles exploraram todas as possibilidades de dates dentro do que era possível para eles, como festas surpresas, o encontro na piscina e rolês pelo hospital. Stella tem seu tratamento, questões familiares, pessoais e relacionamentos sociais bem explorados, assim como o Will. Senti como se os conhecesse, o que só pode acontecer quando o filme é muito bem escrito e trabalhado. Aos créditos aparecerem, não tinha uma pessoa sequer levantada na sala do cinema. Todos estavam se abraçando, inclusive eu, que caí no choro.


O final do filme é diferente do final do livro, há uma cena que não entrou. A Stella recebeu o transplante de pulmão com sucesso, saudável e feliz, está no aeroporto com as amigas prestes a realizar o seu desejo de viajar para o lugar que combinou de conhecer com Abby, sua falecida irmã. Ao olhar para o lado, encontra Will, que finalmente convenceu sua mãe a permiti-lo viver seu sonho de conhecer o mundo inteiro. Com muito amor e carinho, se encontram e conversam. Essa cena FOI GRAVADA (inclusive, é a foto do cartaz principal) e não colocaram, o que me causou revolta. É um final satisfatório, conclusivo e feliz. Ficou um ar de mistério, como se fosse dar gancho para uma sequência, mas espero que não. Ele é perfeito dessa forma. Simplesmente encantador.


Estreado em 2019, conta com 1h57 de duração e está disponível na Telecine e na GloboPlay. Ah, e se quiser entender mais sobre os personagens, tem um post exclusivo sobre isso no Instagram! ;)




Comentários


Post: Blog2 Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2022 por O que vou assistir?. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page